Somos uma comunidade de pessoas que compartilham do desejo de viver a mensagem de Jesus de forma a incluir, e não excluir; curar, e não ferir; pacificar, e não guerrear; encorajar, e não desanimar; libertar, e não aprisionar; incentivar a liberdade e criatividade de pensamento.

Estamos ligados a FUICM (Fraternidade Universal das Igrejas da Comunidade Metropolitana)  Região Ibero-america coordenada pelo Reverendo Bispo Hector Gutierrez.

HomeLeituras Bíblicas da Semana

biblia

LEITURAS BÍBLICAS PARA A SEMANA!

Lecionário Liturgico

 

21ª Semana Após Pentecostes de 20 a 26 de Outubro de 2013.

Domingo, 20/10:

Primeira Leitura: Êxodo 17,8-13

8-9 Amaleque posicionou seu exército para lutar contra Israel em Refidim, e Moisés ordenou a Josué: “Escolha a alguns homens para lutar contra Amaleque. Amanhã, assumirei meu posto no alto do monte, com a vara de Deus”. 10-13 Josué fez o que Moisés havia ordenado e preparou-se para lutar contra Amaleque. Moisés, Arão e Hur foram para o alto do monte, e, sempre que Moisés levantava as mãos, Israel começava a vencer, mas, quando ele as baixava, a vantagem ficava com Amaleque. Mas Moisés acabou cansando. Então, pegaram uma pedra e a puseram debaixo dele. Ele se sentou nela, e Arão e Hur ficaram segurando suas mãos, um de cada lado. Assim, as mãos dele ficaram erguidas até o pôr do sol, e Josué derrotou Amaleque e seu exército na batalha.

 Palavras do Senhor, Graças a Deus!

 

Salmo 121

Minha força vem do Eterno, que fez o céu, a terra e as montanhas.

1. Levanto os olhos para os montes: será que é de lá que vem a minha força? Não, minha força vem do Eterno, que fez o céu, a terra e as montanhas.

2. Ele não deixará que você tropece, seu Guardião nunca dorme. Jamais! O Guardião de Israel nem sequer cochila.

3. O Eterno é seu Guardião: ao seu lado ele dará proteção. Nada pode fazer mal a você: nem o Sol, nem a Lua.

4. O Eterno guarda você de todo mal, ele protege sua vida. Ele o protege quando você sai e quando volta, guarda você agora e o guardará para sempre.

 

Segunda Leitura:  2 Timóteo, 3,14-4,2 :

Leitura da Carta de São Paulo a Timóteo:

14-17 Mas não se permita intimidar por causa disso. Persevere no que você ouviu e aprendeu, certo da integridade dos seus mestres — afinal, você recebeu as Escrituras com o leite da sua mãe! Não há nada como a Palavra de Deus escrita para mostrar o caminho para a salvação por meio da fé em Cristo Jesus. Cada parte da Escritura é inspirada por Deus e útil de um modo ou de outro — para mostrar a verdade, denunciar nossa rebelião, corrigir nossos erros, ensinar como viver o caminho de Deus. Por meio da Palavra, somos unidos e moldados para as tarefas que Deus deseja nos incumbir. 4: 1-2 Não sei como dizer isto de modo mais veemente. Deus está na sua retaguarda. O próprio Cristo é o Juiz, com a palavra final sobre todos, vivos e mortos. Ele está para se manifestar com o Reino. Portanto, intensifique o trabalho de divulgação da Mensagem e seja vigilante. Desafie, advirta e insista com seus ouvintes. Não desista. Use linguagem compreensível.

 Palavras do Senhor, Graças a Deus!

 

Evangelho: Lucas: 18,1-8

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

1-3 Jesus contou uma história para mostrar que é necessário orar sempre, sem desistir: “Havia um juiz em determinada cidade que não se importava com Deus nem com as pessoas; mas uma viúva estava sempre atrás dele, pedindo: ‘Meus direitos estão sendo violados. Faça alguma coisa!’. 4-5 “Ele nunca dava atenção à mulher, mas, como ela não desistia, ele disse a si mesmo: ‘Não me importo com Deus, e menos ainda com as pessoas. Mas essa viúva não vai me dar sossego. Melhor eu tomar providências para que ela receba justiça. Do contrário, vou acabar maluco com essa insistência’". 6-8 Então, o Senhor disse: “Vocês ouviram o que disse aquele juiz, apesar de ser tão mau. Por que pensar, então, que Deus não fará justiça ao seu povo escolhido, que sempre clama por ajuda? Acham que ele não vai ajudá-los? Garanto a vocês que vai, e sem demora. Mas a pergunta é: quanto dessa fé persistente o Filho do Homem vai encontrar na terra quando voltar?”.

Estas são para nós Palavras de Vida, Cura e Salvação: Glória a Vós, Senhor!

 

 

Segunda-feira, 21/10:

1ª Leitura: Rm 4,20-25 :

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos e irmãs: 20-25 Não havia esperança, mas Abraão creu, decidido a viver não com base no que sabia que era incapaz de fazer, mas no que Deus disse que ele faria. Assim, foi feito pai de uma multidão de povos. O próprio Deus declarou: “Você terá uma grande família, Abraão!”. Abraão não ficou pensando em sua incapacidade, dizendo: “Sem chance. Este corpo de cem anos nunca vai gerar um filho”. Ignorou décadas de infertilidade de Sara e foi persistente. Não foi reticente sobre a promessa de Deus, com questionamentos. Em vez disso, mergulhou na promessa e se fortaleceu. Ficou à disposição de Deus, certo de que ele cumpriria o que tinha dito. É por isso que se diz: “Abraão foi declarado justo diante de Deus ao confiar que Deus o justificaria”. Mas não é só Abraão: o mesmo acontece conosco! O mesmo é dito a respeito de nós, que aceitamos e cremos naquele que trouxe Jesus à vida quando, de igual modo, não havia mais esperança. O Jesus, que foi sacrificado, fez-nos aceitáveis diante de Deus, tornou-nos justos perante Deus.

Palavras do Senhor, Graças a Deus!

 

Responsório Lc 1,69-75

Louvado seja o Senhor; o Deus de Israel seja bendito;

pois ele libertou seu povo aflito.

 

1. A nós manifestou o poder de sua salvação, na linhagem de Davi, que o servia de coração, Tal como há muito havia prometido pela pregação dos seus profetas ungidos.

2. Libertação nos concedeu de todo inimigo fatal e daqueles que nos dispensavam ódio mortal; Misericórdia trouxe aos nossos pais amados, pois se lembrou do que prometera no passado.

3. O que jurou a Abraão, nosso antepassado — das mãos do inimigo, seríamos resgatados, Para que, livres do medo, o adoremos de verdade, e na sua presença vivamos em santidade.

 

Evangelho:   Lc 12,13-21

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

13 Do meio da multidão, alguém pediu: “Mestre, ordene ao meu irmão que me dê uma porção justa da herança da família”. 14 Jesus respondeu: “O que o faz pensar que eu devo ser juiz ou mediador de vocês?” 15 Dirigindo-se ao povo, continuou: “Tomem cuidado! Protejam-se de todo tipo de ganância. A vida não é definida pelas coisas que vocês têm”. 16-19 Em seguida, contou esta história: “A fazenda de um homem rico produziu uma colheita extraordinária. Mas, preocupado, ele falou consigo mesmo: ‘E agora? Meu celeiro não é grande o bastante para guardar esta colheita’. Então, decidiu: ‘Já sei o que vou fazer: vou mandar derrubar meus celeiros e construir outros maiores. Guardarei ali toda a safra e, então, direi a mim mesmo: Você fez bem! Acumulou o suficiente para se aposentar. Agora esqueça as preocupações e aproveite a vida!’ 20 “Deus, então, apareceu a ele e disse: ‘Tolo! Você vai morrer esta noite! E seu celeiro grande e abarrotado? Para quem ficará?’ 21 “É isso que acontece quando você enche seu celeiro do próprio eu, não de Deus”.

 Estas são para nós Palavras de Vida, Cura e Salvação: Glória a Vós, Senhor

 

Terça-feira, 22/10:

 

1ª Leitura: Rm 5,12.15b.17-19.20b-21 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos e irmãs 12b Vocês conhecem a história de Adão e de como ele nos lançou no dilema em que estamos - primeiro pecado, depois a morte; e ninguém ficou isento do pecado ou da morte. 15b Todavia, o resgate não é proporcional ao pecado que traz morte. Se o pecado de um homem deixa multidões de pessoas no profundo abismo da separação de Deus, imaginem a eficácia do dom de Deus derramado por meio de um homem, Jesus Cristo! 17-19 Não há  Comparação entre o pecado que traz morte e esse generoso dom gerador de vida. A sentença pronunciada sobre aquele pecado foi a morte, mas sobre os muitos pecados que se seguiram veio a sentença de vida. Se a morte obteve supremacia pelo erro de um homem, imaginem o que pode fazer a extraordinária recuperação de vida que agarramos com ambas as mãos, esse dom de vida extravagante, essa restauração total, providenciados pelo homem Jesus Cristo! Aqui está um resumo de tudo: assim como uma única pessoa errou e nos deixou todo esse problemão com o pecado e a morte, também uma única pessoa fez o que era certo e nos livrou de tudo isso. Mais que apenas nos livrar do problema, ele nos trouxe para a vida! Um homem disse não a Deus e afundou muita gente no erro; outro homem disse sim a Deus e consertou tudo o que estava errado. 20b-21 Tudo que a lei contra o pecado conseguiu fazer foi produzir mais gente que desrespeitasse a lei. Mas o pecado não teve nem tem chance de competir contra o perdão poderoso que chamamos “graça”. Na disputa entre o pecado e a graça, a graça vence com facilidade. Tudo que o pecado pode fazer é nos ameaçar com a morte. Já a graça, uma vez que Deus está consertando as coisas por meio do Messias.

 Palavras do Senhor, Graças a Deus!

 

 Sl 40

Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, ó Eterno!

1. Fazer algo para ti, levar algo para ti: não é isso que procuras. Ser religioso, agir com devoção: não é o que estás pedindo. Então, abriste meus ouvidos para que eu pudesse ouvir.

2. Eu li na carta o que escreveste sobre mim, E estou indo para a festa que estás preparando para mim”. Quando a Palavra de Deus entrou na minha vida, ela se tornou parte do meu ser.

3. Preguei a respeito de ti para toda a congregação; não omiti nada, ó Eterno, sabes disso. Não fiz segredo das notícias sobre os teus caminhos, não guardei nada para mim.

4. Mas que cantem e sejam felizes todos os que te buscam com sede. Os que sabem do que és capaz contem ao mundo que és nobre e não desistes.

 

Evangelho: Lc 12,35-38

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

35-38 “Atenção. Mantenham a luz acesa! Comportem-se como quem espera o patrão voltar da festa de casamento; fiquem acordados e estejam prontos para abrir a porta quando ele chegar. Empregados responsáveis são bem vistos pelo patrão. Ele fará questão de sentar-se à mesa ou mesmo de servir a refeição a eles, continuando a festa de casamento. Não importa a que hora da noite chegue, eles os encontrará acordados. E como serão abençoados!

Estas são para nós Palavras de Vida, Cura e Salvação: Glória a Vós, Senhor

 

Quarta-feira, 23/10:

1ª Leitura: Rm 6,12-18 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos e irmãs: 12-14 Isso significa que vocês devem conduzir a vida de um modo que não deem oportunidade ao pecado. Não deem a ele nenhuma chance. Evitem até as mínimas coisas que estejam ligadas com o antigo modo de viver. Abracem de todo o coração e em tempo integral o modo de Deus agir. Lembrem-se de que vocês foram ressuscitados! O pecado não pode mais ditar as regras da vida de vocês. Afinal, vocês não estão mais vivendo sob a velha tirania: estão vivendo na liberdade de Deus. 15-18 Agora, se estamos livres da velha tirania, podemos viver como quisermos? Uma vez que estamos livres na liberdade de Deus, podemos fazer o que nos vier à cabeça? De jeito nenhum. Vocês sabem, por experiência própria, que certos atos baseados numa suposta liberdade acabam destruindo a liberdade. Ofereçam-se ao pecado, por exemplo, e será o último ato livre de vocês. Mas ofereçam-se aos caminhos de Deus e jamais perderão a verdadeira liberdade. Durante a vida inteira, vocês deixaram o pecado ditar as regras. Mas, graças a Deus, vocês começaram a ouvir um novo Senhor, cujas ordens os deixam livres para viver na liberdade dele.

 Palavras do Senhor, Graças a Deus!

 

Sl 124

O poderoso nome do Eterno é nosso socorro!

1. Se o Eterno não tivesse nos socorrido — todos juntos agora, Israel, cantem! —; Se o Eterno não tivesse nos socorrido quando todos foram contra nós, Teríamos sido engolidos vivos por uma onda de violência. Oh! Bendito seja o Eterno! Ele não foi embora nem nos abandonou.

2. Afogados pela enchente da ira, arrastados pela correnteza. Teríamos perdido a vida naquelas águas agitadas e violentas.

3. Nós voamos livres como pássaros, para longe das armadilhas do caçador. O alçapão deles foi quebrado: somos livres para voar. O poderoso nome do Eterno é nosso socorro, o mesmo Eterno que fez o céu e a terra.

 

Evangelho: Lc 12,39-48

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

39-40 Se o dono da casa soubesse a noite em que o ladrão viria, não ficaria fora até tarde nem deixaria a porta destrancada. Por isso, não sejam descuidados e negligentes! O Filho do Homem se manifestará justamente num momento em que vocês não esperam”. 41 Pedro perguntou: “Senhor, isso é apenas para nós, ou para todos?”. 42-46 Jesus respondeu: “Tenho uma pergunta para você: quem é o administrador confiável e sábio incumbido pelo patrão de alimentar seus trabalhadores na hora certa? É aquele que o patrão encontra fazendo seu trabalho quando regressa. É um homem abençoado. Mas, se o administrador disser para si mesmo: ‘O patrão está demorando’ e começar a maltratar os outros empregados e a passar o tempo farreando com os amigos, a chegada do patrão será uma triste surpresa para ele. Perderá o cargo e seu destino será o pior possível. 47-48 “O empregado que conhece a vontade do patrão, mas deliberadamente a ignora ou faz apenas o que quer será castigado. Mas o trabalho malfeito por inexperiência ficará só na repreensão. Posição importante implica maior responsabilidade. Quanto maior o mérito, maior a responsabilidade!”. 

Estas são para nós Palavras de Vida, Cura e Salvação: Glória a Vós, Senhor”

 

Quinta-feira, 24/10:

1ª Leitura: Rm 6,19-23 :

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos e irmãs: 19 Falo da liberdade para facilitar a compreensão. Vocês com certeza se lembram do tempo em que faziam o que queriam, sem se importar com os outros nem com Deus, e a vida só piorava, enquanto a liberdade diminuía. Quanta diferença agora! Vocês vivem na liberdade de Deus, com a vida restaurada, crescendo em santidade! 20 Durante todo o tempo em que vocês faziam o que queriam, ignorando Deus, nem se preocupavam 21 em pensar ou viver de modo correto, nem cogitavam fazer pelo menos alguma coisa certa. Mas isso era liberdade? O que ganharam com isso? Nada de que possam se orgulhar agora, não é? Aonde isso os levou? A um beco sem saída. 22-23 Mas agora que encontraram a verdadeira liberdade, não precisam mais ouvir as exigências do pecado! Vocês descobriram o prazer de ouvir Deus falando com vocês. Que bela surpresa! Uma vida plena, restaurada, integrada no presente, com muito mais vida a caminho! Trabalhem para o pecado por toda a vida, e seu pagamento será a morte. Mas o dom de Deus é vida real, eterna, proporcionada por Jesus, nosso Senhor.

 Palavras do Senhor, Graças a Deus!

 

Sl 1

É feliz quem a Deus se confia!

1. Como Deus deve gostar de você: você não aparece no Bar do Pecado, você não anda à espreita no Beco Sem Saída, você não frequenta a Escola dos Desbocados! Pelo contrário, você vibra com a Palavra do Eterno, você rumina as Escrituras dia e noite.

2. Você é como uma árvore replantada no Éden, dando frutos novos a cada mês, Que nunca perde suas folhas e que está sempre florescendo.

3. Você não é, de jeito nenhum, como os perversos, que não passam de poeira ao vento — Sem defesa nos tribunais, são companhia imprópria para as pessoas inocentes.

 

Evangelho:  Lc 12,49-53

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

49-53 “Eu vim para acender fogo sobre a terra, e como queria que já estivesse aceso! Vim para mudar tudo, para acertar tudo, e como queria que tudo já estivesse concluído! Acham que vim para facilitar as coisas e deixar o ambiente agradável? Nada disso! Vim causar conflito e confronto! De agora em diante, numa casa com cinco pessoas, será assim: Três contra dois, e dois contra três; Pai contra filho, e filho contra pai; Mãe contra filha, e filha contra mãe; Sogra contra nora, e nora contra sogra”.

Estas são para nós Palavras de Vida, Cura e Salvação: Glória a Vós, Senhor”

 

Sexta-feira, 25/10:

1ª Leitura: Rm 7,18-25a  

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos e irmãs: 18-20  Pois, se conheço a lei e mesmo assim não posso guardá-la e se o poder do pecado dentro de mim insiste em sabotar minhas melhores intenções, obviamente preciso de ajuda! Entendo que não posso cumpri-la. Posso desejar, mas não posso fazer. Decido fazer o bem, mas de fato não o faço. Decido não fazer o mal, mas acabo fazendo, de um modo ou de outro. Minhas decisões não resultam em ações. Algo está muito errado no meu interior e sempre tira o melhor de mim. 21-23 Isso acontece tanto que já é previsível. No momento em que decido fazer o bem, o pecado está lá para me derrubar. É pura verdade que eu me alegro nos mandamentos de Deus, mas é óbvio que nem tudo em mim é festa. Partes de mim se rebelam em segredo, e, quando menos espero, elas assumem o controle. 24 Já tentei de tudo, mas nada resolve. Já não aguento mais. “Não há ninguém que possa me ajudar?” — não é essa a verdadeira pergunta? 25 A resposta, graças a Deus, é que Jesus Cristo pode e me ajuda. Ele agiu para consertar as coisas nesta vida de contradições com a qual quero servir a Deus de todo o coração e mente, mas sou puxado pela influência do pecado, e acabo fazendo algo que não desejo.

 Palavras do Senhor, Graças a Deus!

 

Sl 119

Ensinai-me a fazer vossa vontade!

1. Dai-me bom senso, retidão e sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!

2. Porque sois bom e realizais somente o bem, ensinai-me a fazer vossa vontade!

3.Vosso amor seja um consolo para mim, conforme a vosso servo prometestes.

4.Venha a mim o vosso amor e viverei, porque tenho em vossa lei o meu prazer!

5.Eu jamais esquecerei vossos preceitos, por meio deles conservais a minha vida.

6.Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! Porque sempre procurei vossa vontade

 

Evangelho:  Lc 12,54-59

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

54-56 Dirigindo-se à multidão, Jesus disse: “Quando nuvens surgem do oeste, vocês logo pensam com razão: ‘Vem uma tempestade aí’ Quando o vento vem do sul, vocês dizem acertadamente: ‘Vai fazer calor’. Portanto, não tentem me enganar! Vocês sabem quando o tempo vai mudar, por isso não venham me dizer que não percebem a mudança no tempo de Deus, a nova estação que ele inaugura. 57-59 “Não é preciso ser gênio para entender essas coisas. Basta usar o bom senso, o mesmo que vocês usam quando tentam um acordo com um acusador, ao perceber que, se o caso for ao juiz, vocês correm o risco de ir para a cadeia ou pagar uma multa pesada. É o tipo de decisão

Estas são para nós Palavras de Vida, Cura e Salvação: Glória a Vós, Senhor”

 

Sábado, 26/10:

1ª Leitura: Rm 8,1-11 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos e irmãs 1-2 Com a chegada de Jesus, o Messias, o dilema fatal foi resolvido. Os que estão em Cristo não precisam mais viver numa nuvem escura e depressiva. Um novo poder está atuando. O Espírito da vida em Cristo, como um vento forte, limpou totalmente o ar, libertando vocês de uma tirania brutal nas mãos do pecado e da morte. 3-4 Deus acertou em cheio quando enviou seu Filho. Não tratou do problema como algo distante e sem importância. Em seu Filho, Jesus, assumiu pessoalmente a condição humana, entrou na confusão da humanidade que vive em conflito para consertar as coisas de uma vez por todas. O código da lei, enfraquecido pela natureza humana fragmentada, jamais poderia ter feito isso. A lei acabou usada como paliativo para o pecado, nunca para a cura completa. E, agora, o que o código da lei pede, mas que não conseguiríamos cumprir por nós mesmos, é que, em vez de redobrar nossos esforços, simplesmente aceitemos o que o Espírito está fazendo em nós. 5-8Os que pensam que podem fazê-lo por si mesmos terminam obcecados por medir sua força moral, mas sem resultados na vida real. Os que confiam na ação de Deus descobrem que o Espírito de Deus está neles — vivendo e respirando Deus! Ficar obcecado consigo mesmo nessa questão é entrar num beco sem saída. Quem olha para Deus é levado para um campo aberto, a uma vida livre, espaçosa. Direcionar o foco para si mesmo é o oposto de se concentrar em Deus. Qualquer pessoa absorvida em si mesma passa a ignorar Deus e acaba pensando mais nela que em Deus. Ignora quem Deus é e o que ele está fazendo. E Deus não gosta de ser ignorado. 9-11 Mas, se o próprio Deus está em vocês, dificilmente irão pensar mais em vocês mesmos que nele. Quem não recebeu esse Deus invisível, mas plenamente presente, o Espírito de Cristo, não saberá do que estamos falando. Mas vocês que o receberam e o têm habitando em vocês, mesmo que ainda experimentem as limitações do pecado, experimentam a vida de acordo com Deus. Não há dúvida de que, se o Deus vivo e presente que ressuscitou Jesus dentre os mortos atua na vida de vocês, ele fará em vocês o mesmo que fez em Jesus: ele os trará vivos para si. Quando Deus vive e respira em vocês (e ele o faz, como o fez em Jesus), vocês são libertos daquela vida morta. Com seu Espírito vivendo em vocês, o corpo de vocês será tão cheio de vida quanto o de Cristo!

 

 Palavras do Senhor, Graças a Deus!

 

Sl 24

O Eterno está do lado deles; com a ajuda dele, serão bem-sucedidos.

Isso é o que acontece, ó Jacó, com os que buscam o Senhor,

com os que o procuram.

 

1. O Eterno reclama seus direitos sobre a terra e tudo que está nela, sobre o mundo e todos os que vivem nele. Ele a construiu sobre as fundações do oceano, projetou-a sobre as vigas mestras dos rios.

2. Quem pode subir ao monte do Eterno? Quem pode escalar o santíssimo paredão da face norte? Apenas os que têm as mãos limpas e o coração puro.

3. Homens que não trapaceiam, mulheres que não seduzem. O Eterno está do lado deles; com a ajuda dele, serão bem-sucedidos. Isso é o que acontece, ó Jacó, com os que buscam o Senhor, com os que o procuram.

 

Evangelho: Lc 13,1-9

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

1-5 Foi nessa ocasião que vieram contar a ele sobre os galileus que Pilatos matou durante um culto, misturando o sangue deles com o dos sacrifícios. Jesus comentou: “Vocês acham que esses galileus assassinados eram piores que o restante dos galileus? De modo algum! E, a não ser que vocês se voltem para Deus, irão marrer também. Outro dia, em Jerusalém, dezoito homens morreram esmagados quando a torre de Siloé desabou sobre eles. Acham que eles eram os piores cidadãos entre todos os habitantes da cidade? De modo algum! E, a não ser que vocês se voltem para Deus, irão morrer também”. 6-7 Em seguida, Jesus contou-lhes esta história: “Um homem tinha uma figueira plantada em sua propriedade, mas na época de figos não havia um fruto sequer. Ele disse ao agricultor: ‘O que está acontecendo? Há três anos tento colher figos desta árvore e nada. É melhor cortar. Por que desperdiçar terra boa?’ 8-9 “O homem lhe pediu: ‘Vamos dar a ela mais um ano. Vou cavar ao redor e jogar adubo. Talvez comece a produzir no ano que vem. Se não der nada, vamos cortá-la”.

 Estas são para nós Palavras de Vida, Cura e Salvação: Glória a Vós, Senhor”

20ª Semana Após Pentecostes de 13 a 19 de Outubro de 2013

Domingo, 13/10:

1ª leitura: 2 Reis, 5,14-17:

 

14 E foi o que ele fez. Desceu ao Jordão e mergulhou sete vezes no rio, de acordo com a ordem do homem de Deus. A pele dele foi restaurada. Ficou tão saudável quanto a pele de um bebê.

15 Ele voltou à casa do homem de Deus com sua comitiva, parou diante dele e disse: “Agora tenho certeza de que não há Deus em nenhum outro lugar além de Israel”. Agradecido, ele quis dar um presente a Eliseu.

16 Mas o profeta disse: “Assim como vive o Eterno, a quem sirvo, não receberei nada de você”. Naamã insistiu, mas ele não aceitou.

17 Naamã disse: “Já que você não aceita nada, deixe-me levar dois burros carregados com a terra daqui, porque não vou mais oferecer sacrifício a nenhum outro deus, senão ao Eterno.

 Palavras do Senhor,  Graças a Deus!

  

Salmo 98:

 O Eterno fez história com a salvação, Mostrou ao mundo o que podia fazer.

 

1. Cantem ao Eterno uma novíssima canção. Ele fez um mundo de maravilhas! Ele arregaçou as mangas E estabeleceu as coisas no lugar.

2. O Eterno fez história com a salvação, Mostrou ao mundo o que podia fazer. Ele se lembrou de sua misericórdia Para com sua querida família, Israel — seu amor incansável.

3. Vejam as obras de salvação de Deus! Proclamem seus louvores ao Eterno, todos vocês! Abram-se e cantem! Som, maestro! Formem uma orquestra para o Eterno. Tragam um coral de centenas e milhares de vozes.

  

2ª Leirura: 2 Timóteo 2,8-13:

 

8-13 Visualize este quadro: Jesus, descendente de Davi, ressuscitou dos mortos. Foi tudo que você ouviu de mim, e é por isso que estou preso agora — mas a Palavra de Deus não está atrás das grades! Por essa razão é que fico firme aqui — assim, todos os que Deus chamar alcançarão a salvação de Cristo em toda a sua glória. Tenhamos certeza disto: Se morrermos com ele, viveremos com ele; Se permanecermos firmes com ele, reinaremos com ele; Se virarmos as costas para ele, ele virará as costas para nós; Se desistirmos dele, ele não desistirá de nós — pois não há meio de ele ser infiel consigo mesmo.

  Palavras do Senhor,  Graças a Deus!

  

Evangelho: Lucas 17,11-19:

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

 11-13 Enquanto caminhava em direção a Jerusalém, Jesus atravessou a fronteira de Samaria com a Galileia. Ao entrar numa cidade, dez homens, todos leprosos, vieram ao encontro dele. Mantendo certa distância, eles ergueram a voz e suplicaram: “Mestre, tem misericórdia de nós!”.

14-16 Olhando para eles, Jesus disse: “Vão, mostrem-se ao sacerdote”. Eles obedeceram e, enquanto estavam a caminho, a lepra desapareceu. Quando percebeu que havia sido curado, um deles retornou, glorificando a Deus em voz alta. Agradecido, ajoelhou-se aos pés de Jesus, pois não sabia como expressar sua gratidão. O homem era samaritano.

17-19 Jesus perguntou: “Não foram dez curados? Onde estão os outros nove? Será que nenhum deles se lembrou de voltar para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?”. Então, disse ao homem: “Levante-se! Siga seu caminho. Sua fé o curou e o salvou”.

 Estas são para nós, Palavras de vida e salvação, Glória a vós Senhor!

 

 Segunda-feira, 14/10:

 1ª leitura: Rm 1, 1-7:

 

1 Eu, Paulo, sou um fiel escravo de Jesus Cristo, escolhido como apóstolo autorizado para proclamar o que Deus tem falado e feito. Escrevo esta carta a todos os cristãos de Roma, amigos de Deus.

2-7 Os escritos sagrados trazem anúncios antigos dos profetas a respeito do Filho de Deus, que mostra suas raízes na história por ser descendente do rei Davi; sua identidade única de Filho de Deus foi demonstrada pelo Espírito quando Jesus foi ressuscitado dos mortos e comprovado como Messias, nosso Senhor. Por meio dele, recebemos a graça generosa de sua vida e a urgente tarefa de transmiti-la a outros para que a recebam quando decidirem pela confiança obediente em Jesus. Vocês são quem são por causa dessa graça e do chamado de Jesus Cristo! E eu os saúdo agora pela graça generosa de Deus, nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus, o Messias.

 Palavras do Senhor,  Graças a Deus

 

Salmo 98

O Eterno fez história com a salvação, Mostrou ao mundo o que podia fazer.

 

1. Cantem ao Eterno uma novíssima canção. Ele fez um mundo de maravilhas! Ele arregaçou as mangas E estabeleceu as coisas no lugar.

2. O Eterno fez história com a salvação, Mostrou ao mundo o que podia fazer. Ele se lembrou de sua misericórdia Para com sua querida família, Israel — seu amor incansável.

3. Um tributo ao Eterno quando ele chegar, Quando ele vier corrigir a terra. Ele endireitará o mundo todo. Ele corrigirá o mundo e todos os que estão nele.

 

Evangelho:  Lc 11,29-32

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

 29-30 Enquanto a multidão aumentava, Jesus mudou de assunto: “O espírito desta época está errado. Todos querem uma prova, mas procuram um tipo errado de prova. Vocês procuram alguma coisa que satisfaça a curiosidade e são ávidos para ver milagres. Mas a única prova que terão é a de Jonas e dos ninivitas, que de fato nem se parece com uma prova. O Filho do Homem representa para esta geração o que Jonas representou para Nínive. 31-32 “No dia do juízo, os ninivitas irão depor, e o testemunho deles condenará esta geração, porque Jonas pregou para aquele povo, e eles mudaram de vida. Um pregador muito mais importante que Jonas está aqui, e vocês ficam exigindo ‘provas’. No dia do juízo, esta geração também será condenada pelo testemunho da rainha de Sabá, porque ela viajou dos confins da terra para ouvir o sábio Salomão. Uma sabedoria muito maior que a de Salomão está aqui, bem diante de vocês, e vocês querem ‘provas’.

 Estas são para nós, Palavras de vida e salvação, Glória a vós Senhor!

 

 Terça-feira, 15/10:

 1ª leitura: Rm 1, 16-25:

 

16-17 São notícias que tenho orgulho de proclamar, essa extraordinária Mensagem, que revela o magnífico plano de Deus de resgatar todos que confiam nele, começando pelos judeus, mas abrindo a porta para todos os outros povos! O modo de Deus tornar justo o ser humano se manifesta em atos de fé, confirmando o que as Escrituras dizem: “Aquele que vive de modo justo diante de Deus, confiando nele, vive de verdade”.

18-23 Mas o furor divino é despertado pela falta de confiança do ser humano em Deus, pelos erros repetidos, pela mentiras acumuladas e pela manipulação da verdade. Mas a verdade essencial sobre Deus é muito clara. Abram os olhos e poderão vê-la! Se analisarem com cuidado o que Deus criou, serão capazes de ver o que os olhos deles não enxergam: o poder eterno, por exemplo, e o mistério do ser divino. Portanto, ninguém tem desculpa. Vejam o que aconteceu: a humanidade conhecia Deus perfeitamente, mas deixou de tratá-lo como Deus, recusando-se a adorá-lo, e foi reduzida a um tão terrível estado de insensatez e confusão que a vida humana perdeu o sentido. Eles fingem saber tudo, mas são ignorantes sobre a vida. Trocaram a glória de Deus, que sustenta o mundo, por imagens baratas vendidas na feira.

24-25 Então Deus se pronunciou: “Se é isso que vocês querem, é o que terão”. Não demorou muito para que fossem viver num chiqueiro, enlameados, sujos por dentro e por fora. Tudo porque trocaram o Deus verdadeiro por um deus falso e passaram a adorar o deus que fizeram no. lugar do Deus que os fez — o Deus a quem bendizemos e que nos abençoa. Loucura total!

Palavras do Senhor,  Graças a Deus

 

Salmo 19

A glória de Deus viaja pelos céus,

as obras de arte de Deus estão expostas no horizonte.

 

1. A glória de Deus viaja pelos céus, as obras de arte de Deus estão expostas no horizonte. A senhora Alvorada ministra aulas todas as manhãs, o professor Anoitecer leciona no curso noturno.

2. Suas palavras não são ouvidas, sua voz não é gravada, Mas seu silêncio enche a terra: mesmo calada, é a verdade propagada por toda parte.

 

Evangelho: Lc 11,37-41:

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo ucas:

 37-41 Depois desse discurso, um fariseu convidou-o para jantar. Jesus entrou na casa do homem e tomou seu lugar à mesa. O fariseu ficou chocado e ofendido ao perceber que Jesus não havia se lavado antes da refeição. Mas o Mestre reagiu: “Sei que vocês, fariseus, lustram suas xícaras e pratos a ponto de brilharem ao sol, mas sei também que vocês estão bichados de cobiça e maldade dissimulada. Fariseus tolos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Abram o bolso e o coração e ajudem os pobres! Assim, terão também a vida limpa, não só as mãos e os pratos.

Estas são para nós, Palavras de vida e salvação, Glória a vós Senhor!

 

 

Quarta-feira, 16/10:

1ª leitura: Rm 2,1-11:

 

1-2 A humanidade caiu num abismo cada vez mais fundo. Mas, se você pensa que está em nível mais elevado de onde pode apontar o dedo para os outros, esqueça. Cada vez que você critica alguém está se condenando. Você é tão errado quanto quem você critica. Criticar os outros é uma forma bem conhecida de ignorar os próprios crimes e erros. Mas Deus não é enganado tão facilmente; Ele vê através da cortina de fumaça e o responsabiliza pelo que você faz.

34 Ou você acha que conseguiria distrair a atenção de Deus dos seus erros apontando o dedo para os erros dos outros? Ou que, por ser um Deus tão bondoso, ele o deixaria livre de obrigações? É melhor pensar direito, desde o princípio. Deus é bom, mas não é bobo. Por sua bondade, ele nos toma pela mão e nos conduz a uma mudança radical de vida.

5-8 Não há como escapar. Rejeitar Deus ou fugir dele é como jogar lenha na fogueira. Um dia, o fogo intenso e alto, o julgamento justo e ardente de Deus, irá queimar tudo. Não se engane: porque no fim todos terão o que merecem — vida de verdade para quem age do lado de Deus e fogo para quem insiste em viver como bem entende, pela lei do menor esforço!

9-11 Se você age contra sua natureza, irá se destruir, não importa a sua origem, a sua criação ou a sua formação. Mas, se você aceitar o jeito de Deus fazer as coisas, a recompensa será maravilhosa — nesse caso também não importa a origem ou a formação. Ser judeu não é garantia automática de aprovação. Deus não se orienta pelo que os outros dizem (ou pelo que você pensa) de você. Ele tem seus critérios.

Palavras do Senhor,  Graças a Deus!

 

 Salmo 62

O salário que tu pagas está de acordo com o que cada um merece!

 

1. Deus é único e incomparável: por isso esperarei pelo tempo dele. Tudo de que preciso vem dele; Ele é a rocha sólida debaixo dos meus pés, um espaço para a minha alma respirar, Um castelo invencível: não há como eu ser derrotado.

2. Meu socorro e minha glória estão em Deus, ele é minha rocha firme, um porto seguro. Então, confie nele sem reservas, meu povo. Sejam francos com ele. Deus é um lugar seguro.

 

 Evangelho: Lc 11,42-46

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

 42 “Estou cansado de vocês! São um caso perdido. Impostores! Vocês mantêm registros meticulosos e dão o dízimo de cada centavo que ganham, mas arrumam um jeito de burlar o

que importa: a justiça e o amor de Deus. A atitude cuidadosa tem o seu valor, mas o essencial é indispensável.

43-44 Vocês, fariseus, são um caso perdido. Impostores! Fazem questão dos lugares de honra no serviço religioso e amam o glamour dos elogios públicos. Impostores! Vocês são como sepulturas sem inscrição: as pessoas passeiam pela superfície bonita sem suspeitar da podridão sete palmos abaixo”.

45-46 Ele respondeu: “Sim, e vou ser ainda mais claro. Vocês, líderes religiosos, são um caso perdido, Sobrecarregam as pessoas com regras e regulamentos até quase quebrarem a coluna, mas não erguem um dedo para ajudá-las.

 

Estas são para nós, Palavras de vida e salvação, Glória a vós Senhor!

 

Quinta-feira, 17/10:

1ª leitura: Rm 3, 21-30

 

21-24 Mas agora há algo novo no horizonte: aconteceu o que Moisés e os profetas anunciaram por tanto tempo! Deus resolveu agir para acertar as coisas sobre as quais lemos nas Escrituras por meio do que Jesus fez por nós. E não apenas por nós, mas por todos os que creem nele, pois nisso não há diferença entre nós e eles. Uma vez que nós e eles reunimos esse longo e lamentável registro como pecadores e provamos que somos incapazes de viver a vida gloriosa que Deus deseja para o ser humano, Deus resolveu fazer isso por nós. Por pura graça generosa, ele decidiu acertar nossa situação com ele. Um presente do céu! Ele nos retirou da confusão em que estávamos e nos restaurou, para fazer de nós o que ele sempre quis que fôssemos. E ele o fez por meio de Jesus Cristo.

25-26 Deus sacrificou Jesus no altar do mundo para purificar o mundo do pecado. A fé nele nos deixa limpos. Deus decidiu, sob o olhar de todos, deixar o mundo numa situação aceitável diante dele por meio do sacrifício de Jesus, finalmente cuidando dos pecados que ele havia suportado com tanta paciência. Isso não só está claro, mas acontece agora — é história atual! Deus consertou a situação e também agora permite que vivamos em sua justiça.

27-28 Portanto, como fica o orgulho judeu com seus supostos direitos? Anulado? Sim, anulado. O que aprendemos é o seguinte: Deus não reage ao que nós fazemos: nós é que reagimos ao que Deus faz. Finalmente, conseguimos entender. Nossa vida se acerta com Deus e com os demais quando o deixamos acertar a situação, não quando tentamos fazer tudo sozinhos, com orgulho e ansiedade.

29-30 E como fica a orgulhosa alegação judaica de termos o monopólio de Deus? Anulada também. Deus é o Deus do judeu e de quem não é judeu. Como poderia ser diferente, se há apenas um Deus? Deus resolve a situação de todos que aceitam o que ele fez e disso participam tanto os que seguem nosso sistema religioso quanto os que nunca ouviram falar da nossa religião.

Palavras do Senhor,  Graças a Deus!

 

Salmo 130

Ó Israel, espere pelo Eterno — com o Eterno vem o amor;

com o Eterno vem a generosa redenção.

 

1. Socorro, ó Eterno, minha vida chegou ao fundo! Mestre, ouve meu grito de socorro! Ouve bem! Abre os ouvidos e ouve meu apelo por misericórdia!

2. Se guardares os registros dos nossos erros, ó Eterno, quem terá chance? Como se vê, o perdão está nas tuas mãos, e essa é a razão de seres adorado.

3.  Oro ao Eterno — minha vida é uma oração — e depois espero para ver o que ele dirá e fará. Minha vida é esperar diante de Deus, meu Senhor, espero e vigio até o amanhecer, espero até de manhã.

 

Evangelho: Lc 11,47-54

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

 47-51 “Vocês são um caso perdido. Constroem túmulos para os profetas que seus antepassados mataram, mas esses túmulos, na verdade, são monumentos aos seus antepassados assassinos e confirmam o que diz a Sabedoria de Deus: ‘Vou enviar profetas e apóstolos, mas eles irão matá-los e expulsá-los’. Isso significa que cada gota de sangue justo derramado desde o começo do mundo até agora, desde o sangue de Abel até o de Zacarias, que foi trucidado entre o altar e o santuário, está sobre a cabeça de vocês. Sim, tudo isso será cobrado desta geração.

52 “Vocês, líderes religiosos, são um caso perdido. Vocês tomam a chave do conhecimento, mas é para fechar portas, não para abri-las. Não entram nem deixam ninguém entrar”.

53-54 Assim que Jesus deixou a mesa, os líderes religiosos e os fariseus explodiram de raiva. Ficaram analisando as declarações dele, em busca de algo que pudessem usar como armadilha, para apanhá-lo.

 Estas são para nós, Palavras de vida e salvação, Glória a vós Senhor!

 

Sexta-feira, 18/10:

1ª Leitura: 2Tm 4,10-17b 

 

10-13 Demas, atrás de novidades, foi para Tessalônica e me deixou aqui. Crescente está na província da Galácia, Tito na Dalmácia. Lucas é o único que ficou comigo. Traga Marcos com você. Ele vai ser meu braço direito, pois estou mandando Tíquico para Éfeso. Não esqueça o agasalho que deixei em Trôade, com Carpo. Traga também os livros e pergaminhos.

14-15 Cuidado com Alexandre, aquele que faz artesanato de cobre. Ele é um opositor feroz da Mensagem e vive causando problemas. Ele vai receber de Deus o que merece.

16-18 No meu primeiro julgamento, ninguém ficou do meu lado. Todos fugiram como coelhos assustados. Mas não importa — o Senhor ficou do meu lado e me ajudou a proclamar a Mensagem, em alto e bom som, a pessoas que a ouviram pela primeira vez.

 Palavras do Senhor,  Graças a Deus!

 

 

Salmo 145

A fama da tua bondade se espalha pelo país.

Tua justiça está nos lábios de todos.

 

1. A criação e as criaturas te aplaudem, ó Eterno! Teu santo povo fala bem de ti. Eles falam da glória do teu governo e elogiam teu esplendor.

2. O Eterno é magnificente: jamais será adorado o bastante. Não há limites para sua grandeza. Todos ficam maravilhados com tuas obras. Geração após geração ouve a história dos teus poderosos feitos.

3. Tudo que o Eterno faz é certo. A marca registrada de todas as tuas obras é o amor. O Eterno está atento a todos os que oram, atento a todos os que oram sinceramente.

 

Evangelho: Lc 10,1-9

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

 1-2 Depois disso, o Senhor selecionou setenta discípulos e enviou-os em duplas a todas as cidades e lugares que pretendia visitar, destacando a seriedade da tarefa: “Uma colheita tão grande, e tão poucos trabalhadores! Portanto, de joelhos. Peçam ao Deus da colheita que envie trabalhadores.

3 “Podem ir, mas sejam cautelosos! O trabalho é perigoso. Vocês serão como cordeiros no meio de lobos.

4 "Levem pouca coisa, o mínimo necessário. Nada de bagagem extra. Não percam tempo. Evitem conversas longas com aqueles que encontrarem pelo caminho.

5-6 “Quando entrarem numa casa, cumprimentem a família com ‘Paz!’. Se a saudação for recebida, é um bom lugar para ficar. Se não for recebida, peguem-na de volta e saiam. Não forcem nenhuma situação.

7 “Hospedem-se numa casa e façam suas refeições ali, pois o trabalhador merece três refeições por dia. Não fiquem mudando de casa, procurando a melhor cozinha da cidade.

8-9 “Se, forem recebidos numa cidade, comam o que for oferecido, curem quem estiver doente ali e anunciem: ‘O Reino de Deus está aqui, diante de vocês!’.

Estas são para nós, Palavras de vida e salvação, Glória a vós Senhor!

 

Sábado, 19/10:

1ª Leitura: Rm 4, 13.16-18:

 

13 A famosa promessa de Deus a Abraão — que ele e seus descendentes possuiriam a terra não foi feita em razão de algo que Abraão tenha feito ou viria a fazer.

16 É por isso que o cumprimento da promessa de Deus depende inteiramente da confiança que depositamos nele e em seus caminhos e de que o aceitemos e a tudo que ele faz. A promessa de Deus chega como um presente. É o único modo de garantir a participação nela, tanto os que guardam as tradições religiosas quanto os que nunca ouviram falar delas. Porque Abraão é o pai de todos nós. Ele não é nosso pai racial — isso seria ler a história de trás para a frente. Ele é nosso pai na fé.

17-18 Chamamos Abraão de pai não porque Deus lhe tenha dado atenção por ter vivido como santo, mas porque Deus agiu em Abraão quando ele não era ninguém. Não é o que lemos nas Escrituras, que Deus diz a Abraão: “Farei de você pai de muitos povos”? Abraão foi primeiro chamado de pai e depois se tornou pai porque ousou acreditar que Deus faria o que somente Deus poderia fazer: levantar os mortos para a vida e com uma palavra trazer algo à existência, a partir do nada. Não havia esperança, mas Abraão creu, decidido a viver não com base no que sabia que era incapaz de fazer, mas no que Deus disse que ele faria. Assim, foi feito pai de uma multidão de povos. O próprio Deus declarou: “Você terá uma grande família, Abraão!”.

Palavras do Senhor,  Graças a Deus!

 

Salmo 105

O Eterno se lembra sempre de sua Aliança.

 

1. Ó semente de Abraão, seu servo! Ó filhos de Jacó, seu escolhido! Ele é o Eterno, o nosso Deus, responsável pela terra inteira.

2. E ele está lembrado, e muito bem, da sua Aliança — por mil gerações ele tem sido tão bom quanto sua palavra. É a Aliança que ele firmou com Abraão, o mesmo juramento que fez a Isaque.

3. O mesmo estatuto que estabeleceu com Jacó, a eterna Aliança com Israel, Só para lembrar: “Sou eu que dou a vocês a terra. Canaã é sua herança.

 

Evangelho Lc 12, 8-12

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

 8-9 “Deem testemunho de mim a todos, e o Filho do Homem dará testemunho a favor de vocês na presença de todos os anjos de Deus. Mas, se fingirem que não me conhecem, acham que vou defendê-los diante deles?

10 “Se vocês difamarem o Filho do Homem por equívoco de interpretação ou por ignorância, esse erro será perdoado. Mas, se vocês, conscientemente, atacarem o Espírito Santo para atingir Deus, o perdão não será possível.

11-12 “Quando vocês forem levados a todo tipo de tribunal, não se preocupem com nenhuma estratégia de defesa, ou seja, com o que dizer ou como falar na presença do juiz. As palavras certas surgirão na hora, por obra do Espírito Santo”.

 Estas são para nós, Palavras de vida e salvação, Glória a vós Senhor!

19º Domingo Após Pentecostes de 05 a 12 de Outubro de 2013

Domingo, 13/10:

1ª leitura: Hab 1,2-3; 2,2-4 :

1-2 Ó Eterno, há quanto tempo estou clamando por ajuda, e não me ouves! Quantas vezes vou ter de gritar: “Socorro! Assassinato! Polícia!” até que venhas nos socorrer? Por que me forças a olhar para o mal, a encarar os problemas todos os dias? A anarquia e a violência correm soltas, há discussões e brigas por todo lugar. 3-4 E o Eterno respondeu: “Escreva isto, escreva o que você está vendo. Escreva isso em letras blocadas bem grandes, para que possam ser lidas até por quem passa correndo. Essa mensagem é um testemunho de algo que está para acontecer. Ela aguarda ansiosamente algo que está por vir — mal consegue esperar! E não mente. Se parecer que está demorando, espere. Já está a caminho. Vai chegar na hora exata”. “Olhe para aquele homem inchado de presunção — cheio de si, mas de alma vazia. Mas a pessoa que anda direito diante de Deus, com uma fé sincera e firme, essa vive plenamente, está realmente viva.

Palavras do Senhor,  Graças a Deus.

 

Salmo 95

Não se façam de surdos, ouvi o Eterno!

 

1. Venham, vamos louvar o Eterno em voz alta! Vamos romper em alegria, cantar à Rocha que nos salvou! Vamos à sua presença, cantando louvores de abalar as estruturas!

2. Portanto, venham, vamos adorar! Prostrem-se diante dele, de joelhos diante do Eterno, que nos fez! Oh, sim! Ele é nosso Deus, e nós somos o povo que ele pastoreia, o rebanho que ele alimenta.

3. Abandonem tudo e ouçam, ouçam quando ele fala: “Não se façam de surdos, como na rebelião; Como no dia em que foram testados do deserto, quando os seus antepassados se revoltaram e me puseram à prova.

 

2ªLeitura: 1Timóteo 1,6-8.13-14:

 

Caríssimo: 6-8 O dom especial do ministério que você recebeu quando impus as mãos sobre você e orei — mantenha vivo esse dom! Deus não quer que sejamos tímidos com seus dons, mas ousados, amorosos e sensíveis. 13-14 Assim, continue sua obra, com a fé e o amor enraizados em Cristo, como mostrei a você. Ela continua tão saudável quanto no primeiro dia, quando você ouviu a Mensagem de mim. Guarde este tesouro precioso que o Espírito Santo, que trabalha em nós, nos entregou.

Palavras do Senhor, Todos: Graças a Deus

 

Evangelho de Lucas 17,5-10:

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

5 Os apóstolos, então, pediram ao Senhor: “Dá-nos mais fé”. 6 Mas o Senhor disse: “Vocês não precisam de mais fé. Não há 'mais’ ou ‘menos’ fé. Se vocês tiverem fé, pequena como uma semente de mostarda, poderão dizer a esta figueira: ‘Jogue-se no lago’, e ela o fará. 7-10 “Imaginem que um de vocês tenha um empregado que voltou depois de arar a terra ou de cuidar das ovelhas. Será que você vai guardar o casaco dele, preparar a mesa e convidar: ‘Sente-se e coma’? Não é certo que você diga: ‘Prepare o jantar. Mude de roupa e espere até que eu termine de comer. Depois pode jantar na cozinha’? Esse servo receberá algum agradecimento especial por fazer o que é obrigação dele? O mesmo acontece com 'vocês. Quando cumprirem todas as suas obrigações, sejam realistas e digam: ‘Missão cumprida. O que nos mandaram fazer, nós fizemos’

Estas são para nós, Palavras de vida e salvação, Todos: Glória a vós Senhor!

 

Segunda-feira, 07/10:

At 1,12-14 / Sl 47 / Lc 1,26-38

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

26-28 No sexto mês da gravidez de Isabel, Deus enviou o anjo Gabriel à cidadezinha de Nazaré, na Galiléia, a uma virgem prestes a se casar com um homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria. Ao entrar, o anjo disse a ela: “Alegre-se! Como você foi agraciada! Agraciada pelo belo agir de Deus! Deus está com você!” 29-33 Ela ficou perplexa, pensando muito nas palavras do anjo. Mas ele a tranquilizou: "Maria, não há nada a temer. Deus preparou uma surpresa: você vai engravidar, dará à luz um filho e irá chamá-lo Jesus. Ele será grande, será chamado ‘Filho do Altíssimo’. O Senhor Deus dará a ele o trono de seu pai Davi. Ele governará a casa de Jacó para sempre — E o seu Reino jamais terá fim”. 34 Maria perguntou ao anjo: “Mas como, se sou virgem?”. 35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, o poder do Altíssimo a envolverá. O filho que você dará à luz será chamado Santo, Filho de Deus. 36-38 “E saiba que sua prima Isabel engravidou, apesar da idade. Todos comentavam que ela era estéril, e agora está no sexto mês de gravidez! Como você pode ver, para Deus, nada é impossível”. Já sem se conter, Maria exclamou: “Agora tudo está claro: sou serva do Senhor, quero fazer a sua vontade. Que aconteça comigo conforme todas estas palavras”. Então, o anjo a deixou.

 

Terça-feira, 08/10:

Jn 3,1-10 / Sl 130 / Lc 10,38-42

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

38-40 Jesus prosseguiu viagem e entrou numa cidade. Uma mulher chamada Marta o recebeu em casa, deixando-o bem à vontade. Era irmã de Maria, que se assentou aos pés do Mestre e ouviu atenta a tudo que ele dizia, enquanto Marta estava ocupada com os afazeres na cozinha. Algum tempo depois, ela os interrompeu: “Mestre, o senhor não se incomoda em saber que minha irmã deixou todo o trabalho da cozinha para mim? Mande-a me ajudar!”. 41-42 Ele respondeu: “Minha querida Marta, você está fazendo tempestade em copo d'água. Está se preocupando à toa. Só uma coisa importa, e Maria a escolheu. É o prato principal. Não vou tirar isso dela”.

  

Quarta-feira, 09/10:

Jn 4,1-11 / Sl 86 / Lc 11,1-4

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

1 Um dia, Jesus estava orando num determinado lugar. Quando acabou de orar, um dos seus discípulos pediu: “Mestre, ensina-nos a orar. João ensina os discípulos dele”. 2-4 Ele disse: “Quando vocês orarem, digam: Pai, Revela-nos quem tu és. Dá um jeito neste mundo. Conserva-nos vivos com três boas refeições. Preserva-nos perdoados por ti e perdoando os outros. Guarda-nos de nós mesmos e do Diabo”.

 

Quinta-feira, 10/10:

Ml 3,13-20a  / Sl 1 / Lc 11,5-13

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

5-6 Jesus acrescentou: “Imaginem o que aconteceria se vocês fossem à casa de um amigo no meio da noite e pedissem: ‘Amigo, empreste-me três pães. Um velho amigo acabou de chegar de viagem. Está lá em casa, e não tenho nada para oferecer a ele’. 7 “Já na cama, seu amigo responde: ‘Não me incomode! Já tranquei a porta, e meus filhos estão dormindo. Não posso me levantar para dar a você seja lá o que for!’. 8 “Digo a vocês: se ele não se levantar pela amizade, vai se levantar por causa da insistência e dar tudo que o amigo está pedindo. 9 “Isto é o que quero dizer: Peçam e conseguirão; Busquem e acharão; Batam, e alguém abrirá a  porta. 10-13 “Não barganhem com Deus. Sejam objetivos. Peçam aquilo de que estão precisando. Não estamos num jogo de gato e rato, nem de esconde-esconde. Se seu filho pedir pão, você o enganaria com serragem? Se pedir peixe, iria assustá-lo com uma cobra viva servida na bandeja? Maus como são, vocês não pensariam em algo assim, pois se portam com decência, pelo menos com seus filhos. Não acham, então, que o Pai que criou vocês com todo amor não dará o Espírito Santo quando pedirem?”.

 

Sexta-feira, 11/10:

Jl 1,13-15; 2,1-2 / Sl 10 / Lc 11,15-26

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

15-16 O demônio se foi, e o homem começou a falar sem parar, para espanto da multidão. Mas alguns dos presentes foram cínicos, “Magia negra”, diziam. “Não passa de um truque diabólico.” Outros se mostravam céticos, esperando que Jesus desse provas de sua identidade divina com algum milagre espetacular. 17-20 Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse: “Qualquer país em guerra civil prolongada acaba devastado. Uma família que vive brigando se desintegrará. Se Satanás expulsa Satanás, não irá se destruir? E vocês me caluniam, afirmando que sou um demônio que expulsa demônios; a mesma calúnia não se aplica para os exorcistas de vocês?! Mas, se é pelo dedo de Deus que expulso espíritos maus, então com certeza o Reino de Deus está aqui. 21-22 "Se um homem forte, armado até os dentes, fica de guarda em sua casa, a propriedade está segura. Mas e se um homem ainda mais forte e com armas mais poderosas o atacar? Ele será derrotado. O arsenal que o tornava tão confiante agora é inútil, e seus bens mais preciosos serão tomados. 23 “Isso é guerra, e não há território neutro: Se vocês não estão do meu lado, são meus inimigos; se não ajudam, estão atrapalhando. 24-26 “Quando é expulso de alguém, o espírito maligno vagueia pelo deserto, procurando um oásis, uma alma distraída que possa atormentar. Se não encontra nada, diz consigo mesmo: ‘Vou retornar para minha antiga casa’. Quando retorna, encontra a pessoa limpa, porém vazia. Então, o espírito reúne outros sete espíritos ainda piores, e todos se instalam ali. O estado da pessoa agora é pior do que antes.

 

Sábado, 12/10:

Joel 4, 12-21/ Sl 32 / / Lc 11, 27-28

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

27 No meio da explicação, uma mulher ergueu a voz no meio do povo: “Bendito é o ventre que carregou você e os peitos que o amamentaram!”. 28 Jesus comentou: “Benditos mesmo são os que ouvem a Palavra de Deus e a aplicam à própria vida!”.

18ª Semana após Pentecostes de 29 de Setembro a 5 de Outubro de 2013

Domingo, dia 29 de Setembro 

Amós 6.1a, 4-7 / Salmo 146 / 1 Timóteo 6.6-19 / Lucas 16.19-31

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

19-21 “Havia um homem rico que se vestia com as roupas mais caras, um exemplo escandaloso de consumismo. Um mendigo chamado Lázaro, cheio deferidas, costumava ficar à porta da sua mansão. Lázaro vivia das sobras da mesa do rico, e seus melhores amigos eram os cães que vinham lamber suas feridas.

22-24 “Mas, um dia, o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão. O rico também morreu, e foi sepultado. No inferno, atormentado, olhou para cima e viu Abraão ao longe, na companhia de Lázaro, e implorou: ‘Pai Abraão, misericórdia! Manda Lázaro mergulhar o dedo na água e vir aqui refrescar minha língua. Estou em agonia neste fogo!’.

25-26 “Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante sua vida você desfrutou do bom e do melhor, enquanto Lázaro só viu desgraça. Agora tudo mudou. Ele é consolado, e você sofre. Além do mais, há um grande abismo entre nós. Mesmo que quisesse, ninguém pode ir daqui para onde você está, e ninguém daí pode vir até nós.

27-28 “Mas o rico suplicou: ‘Permita-me, então, fazer um pedido. Envia Lázaro à casa do meu pai e de meus cinco irmãos, para adverti-los. Não quero que eles venham parar neste lugar de tormento’.

29 “Abraão respondeu: ‘Eles já têm Moisés e os Profetas. Que os ouçam.

30 “‘Eu sei, pai Abraão’, disse o homem, ‘mas eles não estão ouvindo. Agora, se alguém voltar dos mortos, eles vão ouvir e mudar de vida.

31 “Mas Abraão afirmou: ‘Se eles não ouvem Moisés nem os Profetas, ninguém que volte do mundo dos mortos que irá convencê-los’”.

 

Segunda-feira, dia 30 de Setembro:

Zacarias 8: 1-8 / Salmo 102 / Lucas 9: 46-50

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

46-48       Começaram, então, a discutir sobre quem deles era o maior. Quando Jesus percebeu a importância que davam a isso, pôs uma criança ao seu lado e declarou: “Quem recebe uma dessas crianças, como eu estou fazendo, também me recebe. E quem me recebe está recebendo aquele que me enviou. Vocês se tornam grandes pelo que aceitam, não pela opinião que conseguem impor. É o espírito de vocês, não a grandeza, que faz diferença”.

49            Então, João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem usando teu nome para expulsar demônios e o impedimos, porque ele não é do nosso grupo”.

50            Jesus reprovou-os: “Não o impeçam. Se ele não é inimigo, é aliado”.

 

Terça-feira, 1 de Outubro:

Zacarias 8: 20-23 / Salmo 87 / Lucas 9: 51-56

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

51-54       A hora de sua ascensão se aproximava. Numa atitude corajosa, Jesus decidiu ir para Jerusalém e enviou alguns mensageiros a uma cidade samaritana, a fim de fazer preparativos para a viagem. Mas, quando os samaritanos souberam que o destino dele era Jerusalém, recusaram-se a recebê-lo. Quando ficaram sabendo disso, Tiago e João disseram: “Mestre, o senhor quer que invoquemos um raio do céu para acabar com eles?”

55-56       — Jesus os repreendeu: “Claro que não!” Foram, então, para outra cidade.

 

Quarta-feira, 2 de Outubro:

Êxodo 23:20-23 / Salmo 91 / Mateus 18:1-5,10

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Mateus:

1              Naquele momento, os outros discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino de Deus?”

2-5           Como resposta, Jesus chamou uma criança para o meio da sala e disse: “Digo a vocês de uma vez por todas que, se não começarem do princípio, como crianças, não terão a chance nem de ver o Reino, muito menos de entrar nele. Quem se tornar simples de novo, como esta criança, será o maior no Reino de Deus. Além disso, quando vocês recebem os que se fizeram crianças por minha causa, é como se estivessem recebendo a mim.

10            “Tomem cuidado para não tratar com arrogância um único desses que são como crianças. Vocês devem saber que os anjos deles estão em contato permanente com meu Pai no céu”.

 

Quinta-feira, 3 de Outubro:

Neemias 8:1-4a, 5-6, 7b-12 / Salmo 19 / Lucas 10: 1-12

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

1-2           Depois disso, o Senhor selecionou setenta discípulos e enviou-os em duplas a todas as cidades e lugares que pretendia visitar, destacando a seriedade da tarefa: “Uma colheita tão grande, e tão poucos trabalhadores! Portanto, de joelhos. Peçam ao Deus da colheita que envie trabalhadores.

3              “Podem ir, mas sejam cautelosos! O trabalho é perigoso. Vocês serão como cordeiros no meio de lobos.

4              "Levem pouca coisa, o mínimo necessário. Nada de bagagem extra. Não percam tempo. Evitem conversas longas com aqueles que encontrarem pelo caminho.

5-6           “Quando entrarem numa casa, cumprimentem a família com ‘Paz!’. Se a saudação for recebida, é um bom lugar para ficar. Se não for recebida, peguem-na de volta e saiam. Não forcem nenhuma situação.

7              “Hospedem-se numa casa e façam suas refeições ali, pois o trabalhador merece três refeições por dia. Não fiquem mudando de casa, procurando a melhor cozinha da cidade.

8-9           “Se, forem recebidos numa cidade, comam o que for oferecido, curem quem estiver doente ali e anunciem: ‘O Reino de Deus está aqui, diante de vocês!’.

10-12       “Se, ao entrar numa cidade não forem recebidos, saiam às ruas e gritem: ‘A única coisa que ganhamos aqui foi a poeira das sandálias, e nós a devolvemos. Vocês sabiam que o Reino de Deus estava bem diante de vocês?’. Sodoma receberá um tratamento melhor no dia do juízo que a cidade que decidir rejeitar vocês.

 

Sexta-feira, 4 de Outubro:

Ezequiel 33:1-10 / Salmo 79 / Lucas 10: 13-16

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

13-14       “Castigo para Corazim! Castigo para Betsaida! Se fosse concedida a Tiro e Sidom metade das oportunidades que vocês tiveram, elas estariam de joelhos há muito tempo, arrependidas, clamando por misericórdia. Tiro e Sidom serão tratadas com menos rigor que vocês no dia do juízo.

15            “E você, Cafarnaum! Acha que será promovida ao céu? Pense bem. Você está é descendo a ladeira para o inferno.

16            “Quem ouvir vocês está me ouvindo. Quem os rejeitar está me rejeitando. E me rejeitar é o mesmo que rejeitar Deus, que me enviou”.

 

Sábado, 5 de Outubro:

Ezequiel 33:10-20 / Salmo 69 / Lucas 10: 17-24

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

17            Depois disso, os setenta voltaram eufóricos: “Senhor, até os demônios se submetem, por causa do teu nome!”.

18-20       Jesus disse: “Eu sei. Vi a queda de Satanás. Parecia um raio caindo do céu. Perceberam o que dei a vocês? É um salvo-conduto para caminhar no meio de serpentes e escorpiões e uma proteção contra qualquer ataque do Inimigo, Ninguém pode pôr as mãos em vocês, mas o grande trunfo não está na autoridade de vocês sobre o mal, e sim na autoridade e na presença de Deus em vocês. Alegrem-se não com o que vocês fazem para Deus, mas com o que Deus faz por vocês”.

21            Jesus sentiu nessa hora uma incontida alegria no Espírito Santo e exclamou: “Graças te dou, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas dos que se acham sábios e as revelaste a gente simples e novos na fé! Sim, Pai, foi dessa maneira que quiseste agir.

22            “Meu Pai tudo me concedeu! Só o Pai sabe quem é o Filho, e só o Filho sabe quem é o Pai. O Filho pode apresentar o Pai a quem quiser”.

23-24       Dirigindo-se aos discípulos em particular, disse: “Abençoados são os olhos que veem o que vocês estão vendo! Muitos profetas e reis teriam dado a vida para ver o que estão vendo e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não tiveram essa oportunidade”.

17ª Semana após Pentecostes de 22 a 28 de Setembro de 2013

Domingo, dia 22/09: 

Am 8,4-7 / Salmo 113 / 1Tm 2,1-8 /  Lc 16,1-13

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

 1-2 Jesus conta uma história aos seus discípulos: “Um homem rico contratou um administrador. Ele soube que seu empregado, tirando proveito do cargo, incluía nas contas da casa grandes gastos pessoais. Então, o homem resolveu tirar satisfação: ‘O que é isso que ouço a seu respeito? Você está demitido! E quero uma auditoria completa das contas!’. 3-4 “O administrador disse para si mesmo: ‘O que vou fazer agora? Perdi meu emprego! Não sou forte o bastante para trabalhos pesados e tenho vergonha de mendigar. Ah, já sei! É isto que eu vou fazer... então, quando for mandado embora, as pessoas vão me receber em casa’. 5 “Assim ele fez. Um após outro, chamou as pessoas que deviam para seu patrão. Ao primeiro disse: ‘Quanto você deve ao meu patrão?’. 6 “‘Cem jarros de azeite de oliva, foi a resposta. “O administrador disse: ‘Aqui está: pegue sua conta, sente-se ali e escreva cinquenta’. 7 “A outro devedor ele disse: ‘E você, quanto deve?’. “Ele respondeu: ‘Cem sacos de trigo’. “Ele disse: ‘Pegue sua conta e escreva oitenta’. 8-9 “Agora vem a surpresa. Sabendo disso, o patrão elogiou o administrador desonesto! Sabem por quê? Porque ele sabia cuidar de si mesmo. Quem sobrevive nas ruas são mais astutos nessas questões do que os bons cidadãos. Eles estão sempre alerta, buscando opções, vivendo da própria astúcia. Quero que vocês sejam astutos assim, mas só para o que é correto. Aproveitem as adversidades para motivar a criatividade. Aprendam a concentrar-se no que importa. Assim, vocês terão uma vida de verdade. Não sejam apenas bons cumpridores de regras”. 10-13 Jesus prosseguiu: "Se você é honesto nas pequenas coisas, será honesto nas grandes coisas. Se você é desonesto nas pequenas coisas, será desonesto nas grandes coisas. Se você não é honesto em cargos menores, acha que alguém irá promovê-lo a gerente? Nenhum trabalhador serve dois patrões: ele vai odiar o primeiro e amar o segundo. Ou irá valorizar demais o primeiro e desprezar o segundo: vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”

 

Segunda-feira,  23/09: 

Esd 1,1-6 / Sl 126 / Lc 8,16-18

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

16-18 “Ninguém acende uma lâmpada e depois a cobre ou a esconde debaixo da cama. Não, ela é posta num lugar visível de modo que todos os que entram no recinto possam ver por onde andam. Não estamos guardando segredos: nós os estamos revelando. Não estamos escondendo nada: estamos tomando tudo público. Por isso não guardem com avareza as palavras que estão ouvindo. Generosidade produz generosidade. A avareza empobrece”.

 

Terça -feira,  24/09:

Esd 6,7-8.12b.14-20 / Sl 122 / c 8,19-21

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

19-20 A mãe e os irmãos de Jesus apareceram, mas não podiam chegar até onde ele estava por causa da multidão. Alguém o avisou: “Sua mãe e seus irmãos estão esperando lá fora. Querem ver você”. 21 Ele respondeu: “Minha mãe e irmãos são os que ouvem e praticam a Palavra de Deus. Mais vale a obediência do que laços de sangue”.

 

 

Quarta-feira, 25/09:

Esd 9,5-9 / Responsório (Tb 13,2-8) / Lc 9,1-6


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

1-5 Jesus convocou os Doze e deu a eles autoridade e poder sobre os demônios e as doenças. Ele os chamou para pregar as boas notícias do Reino de Deus e curar os doentes. E os aconselhou “Não pensem que precisarão de muito equipamento para cumprir a missão. Sejam simples. Vocês são o equipamento. Nada de hospedagem de luxo. Hospedem-se num lugar simples e contentem-se com isso. Se não forem bem recebidos, deixem a cidade. Não façam cena. É hora de dar de ombros e continuar o caminho”. Assim, eles partiram. Viajaram de cidade em cidade anunciando as últimas notícias da parte de Deus — a Mensagem — e curando pessoas por onde passavam

 

Quinta-feira, 26/09:

Ag 1,1-8 / Sl 150 / Lc 9,7-9

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

7-9 Quando tomou conhecimento desses fatos, o rei Herodes não sabia o que pensar. Alguns diziam que João havia voltado dos mortos, outros que Elias estava de volta, outros ainda que algum profeta dos tempos antigos havia reaparecido. Herodes estava confuso: “Eu matei João e o decapitei. Quem é esse de quem tanto falam?” Curioso, procurava uma oportunidade para ver Jesus em ação.

 

Sexta-feira, 27/09:

Ag 1,15b–2,9 / Sl 43 / Lc 9,18-22

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

18 Certa vez, Jesus estava orando, e seus discípulos estavam por perto. Ele perguntou: “O que o povo anda dizendo a meu respeito?” 19 Eles responderam: “João, o Batista. Outros dizem que és Elias. Outros ainda dizem que um dos profetas do tempo antigo reapareceu”. 20-21 Ele insistiu: “E vocês, o que dizem de mim? Quem sou eu?” Pedro respondeu: “O Messias de Deus”. Jesus pediu segredo a respeito disso. Eles não deveriam repetir para ninguém a declaração de Pedro. 22 E acrescentou: “O Filho do Homem terá de passar por sofrimento. Ele será julgado e condenado pelos líderes judaicos, líderes religiosos e principais sacerdotes. Ele será morto, mas ressuscitará no terceiro dia”.

 

Sábado, 28/09:

Zc 2,5-9.14-15a / Responsório (Jr 31,10-13) / Lc 9,43b-45

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo Lucas:

43b-44 Os discípulos permaneceram ali, ainda não recuperados do assombro diante de tudo que Jesus havia realizado. Ele anunciou ao grupo: “O Filho do Homem está para ser traído por gente que não quer nada com Deus”. 45 Eles não sabiam do que ele estava falando. Era como se ele falasse uma língua desconhecida, e, mesmo sem entender nada, tinham vergonha de perguntar o que ele estava querendo dizer.

 

 

 

Assine para receber Notícias da ICM

Go to top

Joomla! Debug Console

Session

Profile Information

Memory Usage

Database Queries